19 agosto, 2005

Vivências em espaço não escolar

Registro de atividades realizadas pelas alunas do curso de Pedagogia da FACOS, no decorrer do 1º semestre de 2005, na disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa II: Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar.
Profª Anilda Machado de Souza
A correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer.
Ao transcender a sala de aula, esta disciplina busca compreender os diferentes espaços educativos, articulados a um paradigma que pretende uma melhor compreensão de práticas que envolvem os diferentes saberes, em diferentes tempo e espaço.
PROJETO SER MULHER

Kátia Cilene da S. Ferrugem
Simone Conceição da C. Gomes
Sonia Regina Ferreira Dadda
Vânia Quintanilha Martins




Atendendo as necessidades da comunidade de mulheres pertencentes ao Bairro Medianeira do município de Osório realizamos este projeto que contou com a presença de 45 mulheres moradoras nas imediações da Escola de Ensino Fundamental Osmany Martins Véras, num período de três meses. Durante 50 horas proporcionamos um espaço rico de reflexões, aprendizagens, mudanças e transformações a partir da temática do "ser mulher, é estar feliz?"


APRENDENDO INFORMÁTICA

Alexandra Valim de Oliveira
Rejane Maria Gonsalves Mota




A cada dia nos tornamos mais dependentes do mundo informatizado, funções como ir ao banco, fazer compras, consultar dados, etc, podemos realizar através de um clic na tecla do computador. Apesar disto, muitos sujeitos não tem acesso a essa tecnologia. O projeto "Aprendendo Informática" visa proporcionar aos sujeitos da comunidade pertencente a Escola Metodista de Educação Infantil Nehyta Ramos através da inclusão digital atividades prazerosas que os aproximem da tecnologia. Nesta trajetória descobrimos que ao incluir os sujeitos no mundo digital estamos propiciando o acesso ao aprender de maneira moderna, divertida, através de um simples contato com a máquina.



SHOPPING: UM DESAFIO NÃO ESCOLAR

Geruza Porfírio

Juciléia Cardoso

Márcia Machado

Viviane Oliveira




A partir da idéia de que todo lugar é próprio de aprendizagens", nos tornamos investigadoras de um espaço bem diferente com público alvo diversificado a fim de explorar a possibilidade de proporcionar arte para crianças de idade escolar em espaço comercial e de lazer associada a seguinte questão: a imaginação é permitida em todos os lugares?
Aproveitando a época festiva de Páscoa e as maravilhas visuais que provoca a ocasião para despertar a curiosidade de crianças, jovens e adultos a respeito do que tem para fazer no espaço do Capão da Canoa Shopping, propomos produzir conhecimento relacionado à Páscoa, através de atividades que estimulem a imaginação, a criação e acima de tudo rever valores a mídia vem propagando.



BRINCAR E APRENDER, UM NOVO OLHAR SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO


Silvia Denis de Oliveira Santos

Silvia Regina Silveira Mendes




A nossa prática, Brincar e aprender, um novo olhar sobre o fazer pedagógico surgiu da necessidade de atender
as expectativas de formação continuada de 16 educadoras da Escola de Educação Infantil João e Maria, localizada no município de Imbé. Este grupo atende crianças de zero a seis anos de idade, vindas dos bairros da periferia do município. Estas são filhas de pais operários da construção civil e algumas de pescadores. N
ossa prática foi dividida em três módulos, sendo estes denominados: Psicomotricidade, Sucata, Jogos educativos e Dramáticos.



CONHECENDO A COMUNIDADE INDÍGENA

Daniela de Souza Moura


Através de visitas, entrevistas, bate-papo informal, interação, conheci a aldeia YRYAPU localizada no município de Palmares do Sul.Não basta comemorarmos uma data como "Dia do Indio",onde criamos personagens, repetimos rituais que nos foram passados e seguidos a risca como se tudo continuasse exatamente igual. É necessário conhecer a cultura indígena, sua história e, principalmente, como vivem hoje.



" CONTANDO E ENCANTANDO NUMA VIAGEM PELOS CONTOS DE FADA"

Fernanda Teixeira Ferreira




Sabe-se que os contos de fada mexem com a sensibilidade da criança , por conter histórias que retratam fatos que fazem parte do cotidiano da crianças, jovens, adultos e velhos. Propor uma prática envolvendo os Contos de Fada nos bairros da cidade de Palmares do Sul utilizando um caminhão de "histórias", me proporcionaram momentos de muita reflexão acerca do que levaria como conto, para aquelas crianças, foi necessário que tivesse outro olhar em torno do conto do Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, pois cada um pode ser explorado de múltiplas maneiras, de diversos pontos de vista. O importante do Conto de Fada é que a mesma história, pode representar milhares de histórias de vidas, onde mudamos o personagem e nossa história pode ser contada lá.



SEMEAR LEITURA

Claudia Luzia Alves Scherer Silveira

Maria Julia Ichtchuk





"Analisar a relação com o saber é estudar o sujeito confrontado a obrigação de aprender, em um mundo que ele partilha com os outros: a relação com o saber é relação com o mundo, relação consigo mesmo, relação com os outros." (Charlot, 2000, p,79). Acreditando nesta perspectiva apresentamos através da disciplina de Prática Pedagógica e de Pesquisa II: Estágio Supervisionado em Espaços não Escolares oportunidades e possibilidades de resgate da criatividade e da auto-estima de crianças carentes, moradoras do bairro Agual, pertencente ao município de Tramandaí, que freqüentam as atividades de recreação Fraternidade Espírita Joana de Angelis, localizada na rua Cristóvão Colombo, nº 243, Bairro Agual, município de Tramandaí através Projeto "Semear Leitura".

OFICINAS DE RECREAÇÃO: LITERATURA COMO FONTE DE ALEGRIA

Maria Alice Pereira Froes

Carine de Oliveira Teixeira



A partir de uma proposta itinerante desenvolvemos o estágio com turmas de maternal e pré-escola, com idade que varia de 3 a 5 anos, atendendo um total de 233 crianças. Nossa proposta está fundamenta em oficinas de recreação. Centrada na Literatura Infantil, proporcionamos alegria, incentivamos o gosto pela leitura, despertamos o encantamento e magia do mundo infantil através de teatro de fantoche, músicas, brincadeira, culinária, desenhos e arte em geral.

Práticas

Para ensinar e aprender não há receitas. Entretanto, vivemos das escolhas que fazemos no cotidiano, das contradições das relações...