14 agosto, 2007
Matematizando na palavra bíblica
Brincadeiras
O ato de brincar é de grande valor na construção da personalidade da criança, por permitir que explore seu mundo interior e descubra os elementos externos em si, exercite a sociabilidade e adquira qualidades fundamentais para seu desenvolvimento físico, social e espiritual. Ao desenvolver o estágio na casa da Criança do município de Santo Antônio da Patrulha oportunizei momentos lúdicos com jogos e brincadeiras na tentativa de compreender como as crianças reagem diante das brincadeiras livres e nas brincadeiras com regras.
Brinquedoteca
Lisnéia da Rosa Martins
Maristela Fogaça Pereira
Micheli Natacha Corrêa
Neste estágio, realizado junto ao Supermercado Avenida no município de Xangri-lá, fizemos uma leitura diferenciada do ensinar e aprender com crianças de diferentes idades. No decorrer das atividades tivemos a oportunidade de observar as diferentes escolhas das crianças pelos brinquedos. Acreditamos que ao brincar de forma autônoma a criança imagina, cria e reinventa o mundo traduzindo sua maneira particular como sujeito atuante de uma realidade.
Aprender Inglês de forma divertida
Ana Carolina Ferri da Silva
Ana Luiza Rossoni da Silveira
Elisiana Van Wurmb
Micheli Carvalho Fabrício
Raquel de Souza
Dia D alegria
Ana Lúcia Medeiros de Lima
Liára Aparecida Tatsch
Luciana Machado da Silva
Construindo saberes através do brincar
Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Alessandra S. Rodrigues
Fátima da Silva Osório
Magda E. P. da Rosa
Neusa Keli R. de Souza
Inclusão Digital
Nossa proposta parte do propósito de investigar os motivos que despertam a curiosidade e o fascínio sobre o computador da comunidade do bairro São José do município de Tramandaí envolvendo, especificamente, a comunidade que frequenta o supermercado do referido bairro. Acreditamos que a informática está cada vez mais presente na sociedade e temos o compromisso de aproximar todos desta nova linguagem.
Enfoques diversificados de leitura
PROJETO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Como meu filho gosta muito de histórias em quadrinhos, e observando a sua satisfação com essa modalidade de leitura, pensei em transportá-la para a sala de aula.
Num primeiro momento conversamos bastante, procurei saber dos gostos literários dos alunos. Pedi que trouxessem revistinhas para que houvesse interação em sala de aula, e discutimos e observamos bastante.
Num segundo momento, lancei a idéia, que para minha surpresa, foi aceita sem ressalvas.
A partir disso foi traçado o plano de ação:
- acomodaram-se em grupos, para receberem as instruções de como proceder na execução do trabalho;
- o tema era livre;
- o texto tinha que ser original, respeitando as regras de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- os diálogos tinham que ter consistência;
- a ortografia necessitaria de atenção especial, para isso, o uso do dicionário seria imprescindível;
- os desenhos teriam que ser feitos á mão livre;
- a concordância verbal e nominal tinha que estar em ordem;
- o capricho tinha um grande peso na avaliação do trabalho( respeitar margens, sem borrões, etc...)
O trabalho durou cerca de vinte dias, e foi muito difícil no inicio, com muitas idas e vindas, mas não desistimos do projeto e já estamos pensando numa 2ª edição, por iniciativa dos próprios alunos.
O Projeto História em Quadrinhos na Escola Albatroz aconteceu a partir das turmas de 8ª série até o 3º do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa, respeitando obviamente, os limites de cada turma.
Creio que com este projeto, desafiei meus alunos e a mim mesma enquanto profissional. Acreditei que eles seriam capazes de vencer os obstáculos e com isso não fui somente transmissora de conhecimentos, mas construtora, instigadora e orientadora.
Clique sobre a imagem para ler a história!
Bruna Letícia Prudente
Débora L. Santanna
Carlos Adriano
Marcos W. M. Capra
13 agosto, 2007
Projeto Fala Criança
Andréia Teresinha Agliardi
Essas considerações somadas a necessidade de uma experiência de ensino em instituição não escolar, proposta pelo curso de pedagogia da FACOS, junto a disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa pedagógica II: Estágio em Espaço não Escolar, foi elaborado o projeto Fala Criança visando aprofundar estudos em relação à linguagem oral.
A busca de um local e um público alvo a qual se destina este projeto levou-nos a Caritas, uma instituição da pastoral social desenvolvido pela igreja católica. Essa entidade de caridade tem como objetivo auxiliar as famílias menos favorecidas proporcionando aparato necessário para elevação de sua qualidade de vida. Caritas é uma instituição organizada da Igreja Católica atuando em 194 países com mais de 146 organizações membros. Só na América Latina e Caribe 22 países possuem representantes das Caritas, no Brasil, ela foi criada em 12 de novembro de 1956, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vinculada a Pastoral Social, sendo constituída por leigos e não possui fins lucrativos.
Laboratório de criatividade: todos somos criativos
Viviane Cristiano
Cantinho dos Brinquedos
Cristiane Pacheco Pires
Paula Gularte
Tatiane Oliveira
Na perspectiva de se trabalhar com crianças de diferentes idades, classe social, cultura, queremos com este trabalho descobrir o que o espaço lúdico desperta nas crianças. “A realidade infantil é constituída a partir da magia. O jogo, a brincadeira e o faz-de-conta para as crianças são como os sonhos para os adultos. Isso que a criança brinca é coisa séria, é como a criança constrói a si mesma, a sua identidade e o mundo que a rodeia. Ela precisa de espaço e tempo para esse crescer”.(Velasco, 1996, p.21). E dessa forma, poder propor alternativas pedagógicas que possam favorecer e enriquecer nossa formação enquanto educadoras.
Nosso projeto envolve atividades como jogos, desenhos, contação de histórias, teatro de fantoches, brinquedos e brincadeiras livres, proporcionando, assim, momentos de “solidariedade e identificação de interesses comuns e(...) de construção da cidadania coletiva e pública do grupo”(ibidem, p.30), desenvolvido no espaço pertencente a rede WMS Supermercados do Brasil AS ( Supermercado Nacional), com crianças de variadas idades, residentes no município de Osório e região.