14 agosto, 2007

Matematizando na palavra bíblica

Acadêmica do Curso de Pedagogia
Rosana da Silva Bobsin
Matematizando na palavra bíblica tem por objetivo relacionar as histórias bíblicas com a Matemática junto a turma de catequese de crisma da comunidade de Morro Alto, município de Maquiné. Na contação de histórias bíblicas associadas a história da Matemática os estabeleceram relações com a matemática utilizada hoje por meio de jogos matemáticos. Cada catequizando, ao final de cada encontro registrava por escrito a experiência vivida. Entre os registros, destacaram este projeto como algo novo e diferente que permitiu construir conhecimentos matemáticos integrada a religião.

Brincadeiras



Acadêmica do curso de Pedagogia
Isabel Cristina de Souza

O ato de brincar é de grande valor na construção da personalidade da criança, por permitir que explore seu mundo interior e descubra os elementos externos em si, exercite a sociabilidade e adquira qualidades fundamentais para seu desenvolvimento físico, social e espiritual. Ao desenvolver o estágio na casa da Criança do município de Santo Antônio da Patrulha oportunizei momentos lúdicos com jogos e brincadeiras na tentativa de compreender como as crianças reagem diante das brincadeiras livres e nas brincadeiras com regras.

Brinquedoteca

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Cristiane da Silva Tolentino
Lisnéia da Rosa Martins
Maristela Fogaça Pereira
Micheli Natacha Corrêa

Neste estágio, realizado junto ao Supermercado Avenida no município de Xangri-lá, fizemos uma leitura diferenciada do ensinar e aprender com crianças de diferentes idades. No decorrer das atividades tivemos a oportunidade de observar as diferentes escolhas das crianças pelos brinquedos. Acreditamos que ao brincar de forma autônoma a criança imagina, cria e reinventa o mundo traduzindo sua maneira particular como sujeito atuante de uma realidade.

Aprender Inglês de forma divertida

Acadêmicas do Curso de Letras
Ana Carolina Ferri da Silva
Ana Luiza Rossoni da Silveira
Elisiana Van Wurmb
Micheli Carvalho Fabrício
Raquel de Souza
"A facilidade de aprender inglês de forma divertida" tem o objetivo de mostrar que a Língua Inglesa pode ser interessante e que desde muito cedo podemos começar a estudar esta língua. Alguns teóricos defendem que as crianças menores possuem a pronúncia mais parecida com um nativo da Língua Inglesa. Dada a importância do aprendizado de uma língua estrangeira nos dias atuais, em que a mídia privilegia sempre o que vem de fora, um dos objetivos deste projeto é incentivar o interesse pelo estudo desta língua junto as crianças que frequentam a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, situada no Bairro Albatroz na cidade de Osório por meio de brincadeiras, jogos, músicas... estimulando o gosto por este idioma.

Dia D alegria



Acadêmicas do Curso de Pedagogia

Ana Lúcia Medeiros de Lima
Liára Aparecida Tatsch
Luciana Machado da Silva

Nossa proposta de trabalho ainda que tenha exigido do grupo um maior envolvimento na preparação e execução do projeto nos mostrou outras perspectivas de nossa profissão. O profissional da educação, a partir da perspectiva de que o conhecimento e a educação não se restringe ao ambiente escolar, ganha novos espaços para atuar. Sabendo que o lúdico e a criança caminham juntos, através da leitura de alguns teóricos, aproveitamos esse tema para compor a proposta do nosso estágio desenvolvido junto ao Supermercado Nacional situado no município de Imbé. As crianças que participaram do projeto foram contempladas com um espaço de recreação permeada pela idéia de aprender pelo prazer.

Construindo saberes através do brincar


Acadêmicas do Curso de Pedagogia

Alessandra S. Rodrigues
Fátima da Silva Osório
Magda E. P. da Rosa
Neusa Keli R. de Souza


Algumas pessoas podem acreditar que as crianças só aprendem em sala de aula ou em outros ambientes considerados formais. Com este trabalho constatamos que o espaço não escolar é fundamental para construção do conhecimento, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo, a socialização e a construção contínua da identidade por meio de atividades lúdicas e espontâneas no ato de aprender junto as crianças da Vila Santa Luzia do município de Osório.

Inclusão Digital

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Jaqueline Souza da Silva
Liliane da Silveira Souza

Nossa proposta parte do propósito de investigar os motivos que despertam a curiosidade e o fascínio sobre o computador da comunidade do bairro São José do município de Tramandaí envolvendo, especificamente, a comunidade que frequenta o supermercado do referido bairro. Acreditamos que a informática está cada vez mais presente na sociedade e temos o compromisso de aproximar todos desta nova linguagem.

Enfoques diversificados de leitura

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Juçara da Rosa Möller
Jane da Rosa Rodrigues
Marilia Dadda Scopell
Karina Gomes da Conceição
Este projeto propõe um novo olhar em relação a leitura, pois entendemos que a escola não é o único espaço em que os sujeitos produzem saberes. Explorar a fantasia, a arte, o desejo, a imaginação, a criatividade, constituem fundamento da prática de leitura associada a aprendizagem significativa no decorrer das atividades desenvolvidas junto a disciplina de Ensino e Pesquisa Pedagógica II: Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar. Queremos com as diferentes atividades do projeto "enfoques diversificados de leitura" abrir espaços para o leitor falar, interagir, dialogar, pois sabemos que a conversa, a troca de idéias, de conhecimentos também são formas diversificadoras de se fazer uma leitura. No desenvolvimento de atividades ao ar livre envolvendo pessoas da comunidade de Osório que frequentam a Praça das Carretas buscamos o resgate, o gosto, o prazer do ato de ler... do saber... de descobrir idéias significativas "coisas guardadas", dentro de cada sujeito, suas formas de entendimento, sua maneira social e culturalmente "naturalizada" de se relacionarem com a leitura.

História em Quadrinhos

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PROJETO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Professora Maria Isabel Crippa
A preocupação com a leitura e escrita dos alunos são uma constante na vida dos professores de Língua Portuguesa.
Como meu filho gosta muito de histórias em quadrinhos, e observando a sua satisfação com essa modalidade de leitura, pensei em transportá-la para a sala de aula.
Num primeiro momento conversamos bastante, procurei saber dos gostos literários dos alunos. Pedi que trouxessem revistinhas para que houvesse interação em sala de aula, e discutimos e observamos bastante.
Num segundo momento, lancei a idéia, que para minha surpresa, foi aceita sem ressalvas.
A partir disso foi traçado o plano de ação:
- acomodaram-se em grupos, para receberem as instruções de como proceder na execução do trabalho;
- o tema era livre;
- o texto tinha que ser original, respeitando as regras de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- os diálogos tinham que ter consistência;
- a ortografia necessitaria de atenção especial, para isso, o uso do dicionário seria imprescindível;
- os desenhos teriam que ser feitos á mão livre;
- a concordância verbal e nominal tinha que estar em ordem;
- o capricho tinha um grande peso na avaliação do trabalho( respeitar margens, sem borrões, etc...)
O trabalho durou cerca de vinte dias, e foi muito difícil no inicio, com muitas idas e vindas, mas não desistimos do projeto e já estamos pensando numa 2ª edição, por iniciativa dos próprios alunos.
O Projeto História em Quadrinhos na Escola Albatroz aconteceu a partir das turmas de 8ª série até o 3º do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa, respeitando obviamente, os limites de cada turma.
Creio que com este projeto, desafiei meus alunos e a mim mesma enquanto profissional. Acreditei que eles seriam capazes de vencer os obstáculos e com isso não fui somente transmissora de conhecimentos, mas construtora, instigadora e orientadora.


Clique sobre a imagem para ler a história!




História produzida nas aula de Língua Portuguesa da professora Maria Isabel Crippa pelos alunos da 311 da Escola de Ensino Médio Albatroz - Osório - RS
Bruna Letícia Prudente
Débora L. Santanna
Carlos Adriano
Marcos W. M. Capra

13 agosto, 2007

Projeto Fala Criança

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Andréia Licoski dos Santos
Andréia Teresinha Agliardi
Estudos recentes em linguagem têm buscado recuperar o sujeito que fala e age, considerando instrumento de estudo a linguagem oral e não somente o signo escrito como foi feito por muito tempo, há uma tendência bem forte de se estudar a linguagem verbal do ser humano, atividade vista como fenômeno social, principal instrumento de interação entre os sujeitos.
Essas considerações somadas a necessidade de uma experiência de ensino em instituição não escolar, proposta pelo curso de pedagogia da FACOS, junto a disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa pedagógica II: Estágio em Espaço não Escolar, foi elaborado o projeto Fala Criança visando aprofundar estudos em relação à linguagem oral.
A busca de um local e um público alvo a qual se destina este projeto levou-nos a Caritas, uma instituição da pastoral social desenvolvido pela igreja católica. Essa entidade de caridade tem como objetivo auxiliar as famílias menos favorecidas proporcionando aparato necessário para elevação de sua qualidade de vida. Caritas é uma instituição organizada da Igreja Católica atuando em 194 países com mais de 146 organizações membros. Só na América Latina e Caribe 22 países possuem representantes das Caritas, no Brasil, ela foi criada em 12 de novembro de 1956, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vinculada a Pastoral Social, sendo constituída por leigos e não possui fins lucrativos.

Laboratório de criatividade: todos somos criativos

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Carise Dimer
Viviane Cristiano
O principal objetivo de um educador não é de ensinar, e sim proporcionar ao sujeito novas descobertas, além de fazer relações com outras informações já concebidas por ele, também irá adquirir de novos conhecimentos, sendo que este ambiente não seja necessariamente a escola ou a sala de aula propriamente dita, mas sim um espaço não formal. Portanto, não existe um lugar determinado para pensar, aprender e criar concepções de novos saberes. Através das oficinas, observaremos o quanto os sujeitos serão criativos e também vamos valorizar a troca de conhecimentos, pois os indivíduos são ricos em imaginação, sem o medo de arriscar, são soltos para viajar na sua capacidade mental, aliás, todos nós somos criativos, basta ter estímulo e se libertar de pré conceitos.

Cantinho dos Brinquedos


Acadêmicas do Curso de Pedagogia

Camila Silveira
Cristiane Pacheco Pires
Paula Gularte
Tatiane Oliveira

Neste trabalho estaremos desenvolvendo aspectos de uma educação não formal, isto é, “aquela que se aprende ‘no mundo da vida’, via os processo de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas”(Gohn, 2006, p.28).
Na perspectiva de se trabalhar com crianças de diferentes idades, classe social, cultura, queremos com este trabalho descobrir o que o espaço lúdico desperta nas crianças. “A realidade infantil é constituída a partir da magia. O jogo, a brincadeira e o faz-de-conta para as crianças são como os sonhos para os adultos. Isso que a criança brinca é coisa séria, é como a criança constrói a si mesma, a sua identidade e o mundo que a rodeia. Ela precisa de espaço e tempo para esse crescer”.(Velasco, 1996, p.21). E dessa forma, poder propor alternativas pedagógicas que possam favorecer e enriquecer nossa formação enquanto educadoras.
Nosso projeto envolve atividades como jogos, desenhos, contação de histórias, teatro de fantoches, brinquedos e brincadeiras livres, proporcionando, assim, momentos de “solidariedade e identificação de interesses comuns e(...) de construção da cidadania coletiva e pública do grupo”(ibidem, p.30), desenvolvido no espaço pertencente a rede WMS Supermercados do Brasil AS ( Supermercado Nacional), com crianças de variadas idades, residentes no município de Osório e região.