- Cada vez mais a escola se utiliza da Internet como meio de socializar informações e conhecimentos produzidos em sua prática cotidiana. Nem sempre o professor faz uso de interfaces que possibilitem a comunicação imediata e a interatividade entre os participantes da rede. De acordo com Silva (2005), a interface além de permitir trocas, intervenções, pode agregar diferentes linguagens como sons, textos, fotografia, vídeo, na tela do computador. "Seja na dimensão do "um-um", do "um-todos", seja no universo do "todos-todos". O uso da Internet na escola pode continuar perpetuando a reprodução e a transmissão de conhecimentos se os cursos de formação e os próprios professores, através de formação continuada, não investirem na alfabetização digital na perspectiva de inclusão no mundo da cibercultura. Este aprendizado inclui uma comunicação com base na construção de rede hipertextual e interativa das diferentes interfaces como transitar por caminhos que possibilitam:
1. o movimento da mídia clássica que apresenta uma mensagem fixa ( fotografia, jornal, cinema, rádio, televisão) para a mídia online (imagem, som, texto) onde a mensagem pode ser modificada permitindo a experiência da participação;
2. a construção do hipertexto que supõe diferentes conexões, criação de elos que ligam informações e descrevem percursos;
3. a interatividade como possibilidade de diálogo, colaboração, cooperação, intervenção, troca, criação;
4. a potencialização da comunicação por meio de diferentes interfaces da Internet como Chat, Fórum, Blog, Sites, entre outros.
Destacamos o uso de Blog na escola como uma interface, não apenas como um diário online, mas como um caminho para vivenciar a experiência da participação, criação, autoria, co-autoria, troca, intervenções, discussão, descoberta, colaboração, cooperação neste conjunto de comunicação que a Internet disponibiliza aos diferentes usuários.
Com o objetivo de incluir alunas do curso de Pedagogia no universo digital, superar a pedagogia da transmissão e de garantir a criação de um espaço virtual de interação, iniciei um trabalho na disciplina de Iniciação às Práticas Pedagógicas II com o uso de Blog. As alunas, organizadas em duplas ou trios, escolhem um tema tendo como eixo a alfabetização. O registro no Blog inclui publicação de imagens, notícias, leituras, reflexões, resultados de atividades práticas desenvolvidas nas escolas, entre outros. Além de incluir o grupo no universo digital, pretendo criar o espaço para fazer trocas, compartilhar num espaço virtual. "Ao invés do aprendiz entregar, por exemplo, um trabalho isolado sobre determinado tema em estudo, o weblog possibilita ao autor expor pensamentos, relatos e relações baseados em suas experiências diárias e desta forma as trocas despreendem-se de reflexões puramente acadêmicas." (Costa, 2005)
É tempo de criar, experimentar, construir novas aprendizagens, criar redes de conhecimentos. A partir dos temas como aprendizagem, leitura, música, sexualidade, literatura, afetividade, atividades integradoras, gêneros de leitura, movimento corporal, cuidados com a criança, jogos, alfabetização matemática..., buscamos educar na cibercultura. Escolha um dos temas, entre e aproveite para tecer comentários.
13 setembro, 2005
Blog na Pedagogia
Assinar:
Postagens (Atom)