Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Carolina Marques Ribeiro
Catiuscia Gomes de Freitas
Ninfa Gomes Cardoso
Raquel Viegas Nunes Mazzucco
Catiuscia Gomes de Freitas
Ninfa Gomes Cardoso
Raquel Viegas Nunes Mazzucco
A partir da proposta da disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa Pedagógica II: Estágio Supervisionado em Espaço Não-Escolar do curso de Pedagogia desenvolvemos o projeto Brincando na Vila Figueirinha junto a Associação de Moradores desta vila localizada no município de Xangri-lá. Esta vivência oportunizou-nos o contato com múltiplas aprendizagens em diferentes contextos oferecidos em um circuito de atividades variadas (leitura, desenho livre, colagem, jogos, filmes) permitindo-nos observar as relações e interações crianças-crianças, crianças-estagiárias e estagiárias-estagiárias, onde trocamos informações, diálogos, vivências e expectativas, materiais. Observamos que ao brincar a criança vivencia a condição de protagonista de seu processo educativo, dá sentido pessoal e subjetivo às construções realizadas ressignificando próprias as atividades. Ao proporcionar àquelas crianças quatro dias de criações, brincadeiras, experiências e aprendizagens, com o mínimo de sanções e intervenções adultas constatamos o quanto é possível ensinar e aprender num espaço não formal. Esta vivência oportunizou-nos o contato com múltiplas aprendizagens em diferentes contextos oferecidos em um circuito de atividades variadas (leitura, desenho livre, colagem, jogos, filmes) permitindo-nos observar as relações e interações crianças-crianças, crianças-estagiárias e estagiárias-estagiárias, onde trocamos informações, diálogos, vivências e expectativas, materiais. Observamos que ao brincar a criança vivencia a condição de protagonista de seu processo educativo, dá sentido pessoal e subjetivo às construções realizadas ressignificando próprias as atividades. Ao proporcionar àquelas crianças quatro dias de criações, brincadeiras, experiências e aprendizagens, com o mínimo de sanções e intervenções adultas constatamos o quanto é possível ensinar e aprender num espaço não formal.