01 julho, 2007

Prazer e alegria na terceira idade

Acadêmicas do curso de PEDAGOGIA
Evanice T. Nunes
Elaine Bestetti de Freitas
Nádia D’ Agostini de Matos
Patrícia Viera Nozari
Não basta evidenciar a busca da expressão e da subjetividade, comumente explorada nas atividades relacionadas à terceira idade. Características estas natural e de fácil aquisição, tendo em vista a própria história de vida e também de caráter emotivo, sensitivo e singular das pessoas de mais idade. "Não há compreensão do fenômeno isolado; uma palavra só pode ser compreendida pelo sistema dentro de um contexto." (Fazenda, 1989, p. 101)
Assim, a nossa proposta busca compreender por que o idoso busca convívio e a integração através de grupos sociais?
Durante o trabalho muitas falas configuraram o sentido do idoso participar de grupos de convívio, muitas vezes com o objetivo de evitar ociosidade, receber carinho e atenção, conversar, exercitar-se, aprender, ensinar, criar alternativas diferentes das responsabilidades domésticas, entre outros.
No grupo de trabalho aprendemos que não estamos preparados para enfrentar os desafios da velhice. Aprendemos, principalmente a nos relacionar melhor e descobrimos que nessa fase da vida também é possível ser feliz, desde que existam pessoas capazes de acreditar nas suas potencialidades. Pudemos sentir como a vida é leve e simples e que a felicidade está dentro de cada um de nós, que podemos ser agentes de nossa vida; para isso é preciso cultivar valores como amizade, solidariedade, sinceridade, gratidão.

Nenhum comentário: