Acadêmicas do curso de PEDAGOGIA
Evanice T. Nunes
Elaine Bestetti de Freitas
Nádia D’ Agostini de Matos
Patrícia Viera Nozari
Elaine Bestetti de Freitas
Nádia D’ Agostini de Matos
Patrícia Viera Nozari
Não basta evidenciar a busca da expressão e da subjetividade, comumente explorada nas atividades relacionadas à terceira idade. Características estas natural e de fácil aquisição, tendo em vista a própria história de vida e também de caráter emotivo, sensitivo e singular das pessoas de mais idade. "Não há compreensão do fenômeno isolado; uma palavra só pode ser compreendida pelo sistema dentro de um contexto." (Fazenda, 1989, p. 101)
Assim, a nossa proposta busca compreender por que o idoso busca convívio e a integração através de grupos sociais?
Durante o trabalho muitas falas configuraram o sentido do idoso participar de grupos de convívio, muitas vezes com o objetivo de evitar ociosidade, receber carinho e atenção, conversar, exercitar-se, aprender, ensinar, criar alternativas diferentes das responsabilidades domésticas, entre outros.
No grupo de trabalho aprendemos que não estamos preparados para enfrentar os desafios da velhice. Aprendemos, principalmente a nos relacionar melhor e descobrimos que nessa fase da vida também é possível ser feliz, desde que existam pessoas capazes de acreditar nas suas potencialidades. Pudemos sentir como a vida é leve e simples e que a felicidade está dentro de cada um de nós, que podemos ser agentes de nossa vida; para isso é preciso cultivar valores como amizade, solidariedade, sinceridade, gratidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário