PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA II: ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR - FACOS
PROFESSORA ANILDA MACHADO DE SOUZA
JAMILLE TEDESCO
JOSEANE LUZ DE CASTRO
PATRÍCIA FERNANDA SILVEIRA DOS SANTOS
SHEILA CARDOSO DE OLIVEIRA
Este projeto vincula-se a crença de que a arte desperta nas pessoas sentimentos diversificados a partir da sua apreciação, seu ponto de vista e leva a reflexão.
“Os pincéis da criatividade”, tema do projeto, questiona se através da percepção e criatividade há uma aprendizagem no ensino da arte. Para isso é necessário a interação do público com obras de pintores famosos, entre eles Salvador Dalí (1904-1989), Van Gogh (1853-890), Leonardo da Vinci (1452-1519), Pablo Picasso (1881-1973) e Claude Monet (1840-1926) e a releitura.Uma das finalidades sobre o estudo da arte diz respeito as manifestações artísticas – sociais, pois cada cultura retrata o modo de perceber, sentir e formular valores existentes em diferentes relações entre os indivíduos na sociedade.Nossa proposta foi dividida em quatro oficinas, desenvolvida aos sábados, das 8:30 às 16:00 horas, nas Praças da Matriz e da Boa Viagem do município de Santo Antônio da Patrulha-RS. Em cada oficina exploramos as obras e vida de dois pintores, objetivando a contribuição que cada artista proporcionou a humanidade.Na primeira oficina enfatizamos a releitura a partir das réplicas das obras de Claude Monet e Salvador Dali, na segunda oficina Salvador Dali e Van Gogh, na terceira oficina Van Gogh e Pablo Picasso e na quarta oficina Pablo Picasso e Leonardo Da Vinci.Alguns materiais são expostos para a apreciação do público: livros e pôsteres a fim de atrair a atenção das pessoas para que descubram fatos importantes sobre eles: título e motivo da obra e ano em que foi pintada.Após a apreciação desses conhecimentos, o público foi convidado a fazer uma releitura da obra escolhida e livre para inferir onde julgar necessário, respeitando sua cultura, seus limites e habilidades.É importante ressaltar que todo mundo tem criatividade e essa se manifesta de várias formas desde um simples ato no dia-a-dia até uma obra de arte.
Quanto a releitura, podemos dizer que ela é um conteúdo que parte de uma ação, a observação de uma obra onde podemos modificá-la com algo novo. Essa releitura, ou leitura de imagens como também é conhecida, envolve inúmeras técnicas nas artes visuais, com o propósito de criar outra obra com aproximação na obra original.
No decorrer das oficinas a presença de crianças e adultos que encontraram um espaço livre de conceitos pré-estabelecidos. Entretanto, verificamos que o objetivo não foi totalmente alcançado pelo público, pois algumas pessoas ainda priorizam a reprodução das imagens, em vez de criar, de expor seu potencial criativo. Enfim, o fazer artístico é uma aventura onde o cognitivo e a sensibilidade se entrelaçam.