31 julho, 2006

VIAJANDO NO MUNDO MÁGICO


JULIANA MARIA DA SILVA AGLIARDI

SHEILA CARDOSO

NOEMIA FRAGA RANCHESKI

EVA PAGANI DA SILVA COLOMBO

Acadêmicas do Curso de Pedagogia - FACOS

Toda criança pode encontrar um prazer especial na leitura. O projeto “Viajando no mundo mágico" busca este prazer, pois acredita que possa contribuir significativamente na formação do imaginário infantil.
Fizemos uso de um ambiente preparado especialmente para atrair e acomodar sujeitos interessados em interagir com materiais de leitura e, também, com os outros sujeitos envolvidos.Em vários momentos fizemos convites às pessoas que percorriam os arredores do ambiente, “Viajando no mundo Mágico”, localizado na Praça matriz de Osório- RS, para que participassem da nossa proposta. Algumas participaram espontaneamente, outras através de convite.A maioria crianças.O bom número de participantes tornou significativa a nossa proposta.

“A arte de ser idoso”

DANIELA HOLZ KONFLANZ

EDITE MACHADO

INAJARA MEREGALLI DE JESUS

JOSIANE DA SILVEIRA LAURINDO


Envelhecer é um fato consumado para todos. O percurso feito ao longo da vida para chegar a este ponto sofre influência das mais diferentes ordens, acarretando conseqüentemente um envelhecer distinto a cada ser. As alterações físicas (externas e internas), as mudanças de comportamento e interesses, bem como posicionamento ativo da pessoa na execução de tarefas, resultam num somatório de aspectos naturais (enquanto ligados ao envelhecimento como processo natural) que se não forem bem conduzidos transformam-se em aspectos discriminatórios, preconceituosos a fatalmente prejudiciais. Um trabalho direcionado e adequado a Terceira Idade surgem então como forma de combater os aspectos discriminatórios e preconceituosos, retomando no idoso sua auto-estima, tornado-o um ser capaz e com aptidões de fazer, e não de ficar esperando que façam. Com isso, o processo de envelhecimento pode ser dirigido com mais naturalidade, permitindo ao idoso uma continuidade de vida com satisfação, prazer e saúde. Em outras palavras, o envelhecimento, por ser natural e inevitável, deveria ser trabalhado antes mesmo de acontecer.
Isso quer dizer que todos nós deveríamos nos preparar para o envelhecimento. (primeiro psicologicamente), buscando todas as formas de contorná-lo de modo a que possamos conduzir o final da nossa vida libertos da pressão imposta pelos termos doença, desvalia, incapacidade, rejeição, incômodo, transtorno, improdutividade, dependência, anulação e desafeto.
O projeto “A arte de ser idoso” faz parte da disciplina de Práticas de ensino e pesquisas pedagógicas II – Estágio Supervisionado em Espaço Não Escolar, desenvolvido com o grupo da terceira idade “As Andorinhas”, composto por 35 pessoas (homens e mulheres entre 60 e 90 anos), no município de Tramandaí/RS.
Descobrimos através desta intervenção, que envelhecer é um testemunho de amor à vida. Envelhecer com lucidez e dignidade, em pleno corpo e em pleno espírito, é a realização total da aventura humana para uma melhor qualidade de vida neste mundo em que vivemos.

Brincando e conhecendo a realidade

Aline Fraga Camargo
Andrea Borges de Medeiros
Janine Mesquita Peroni
Jaqueline Oliveira Moacir

Brincando e conhecendo a realidade é o tema abordado na nossa prática de estágio da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II – Estágio, no curso de Pedagogia, realizado na casa de passagem “Lar Renascer”, no município de Tramandaí.
Este trabalho é um diagnóstico de como estamos hoje e de como podemos melhorar para nos tornarmos pessoas mais solidárias, conscientes da importância do respeito, do afeto, e da dedicação ao próximo.
Foram dias de planejamentos, expectativas, incertezas e principalmente a preocupação de proporcionar atividades que despertasse o interesse de todos.
Atividades estas que tiveram como principal objetivo conhecer a realidade de cada criança e adolescentes, a fim de identificar valores
Acreditamos que a aprendizagem não está ligada à sala de aula, mas está presente em todos os lugares, podemos afirmar que crescemos significativamente com a realização dessa prática, tanto através da vivência, quanto das leituras nas quais nos apoiamos.
Ao nos depararmos com uma realidade tão diferente da nossa, provida do abandono, da violência, de maus tratos, encaramos o desafio de levar a essas crianças e adolescentes um pouco de afeto, alegria e esperança de se tornarem adultos integrados na sociedade.
Sabendo a todo o momento que estávamos ali, principalmente para aprender, embora a educação esteja culturalmente associada ao ato de “ensinar”.
Esta experiência certamente nos proporcionou um novo olhar sobre o outro, levando-nos a refletir sobre nossos atos e nossa maneira de viver.

“Roxo para brincar”


Acadêmicas
Cecília Lorensi Fialho
Clair Florentino da Silva Fidelis
Ivonete Gomes da Luz


O projeto “Roxo para brincar” é uma atividade da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II – Estágio Supervisionado em espaços não-escolares, do sétimo semestre do Curso de Pedagogia – Licenciatura, da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, desenvolvido sob a orientação da professora Anilda Machado de Souza. Esta prática desenvolve-se no contexto de um supermercado muito popular de um bairro da periferia no município de Capão da Canoa - RS, tendo por principal objetivo, mobilizar a criança, sujeito-alvo do nosso estágio, a construir uma relação de autoconfiança com própria criação e o respeito à produção do outro, a partir de situações construídas dentro de uma brinquedoteca, ou seja, um espaço especialmente lúdico e que contempla acima de tudo a autonomia. Aproveitamos também para desenvolver um olhar mais atento sobre esse sujeito, observando a partir de suas reações e de suas falas, o brincar, o aprender e o lidar com as próprias emoções. Bem como, investigando junto aos adultos as suas concepções acerca do brincar. E tendo em vista todas as situações vivenciadas, percebemos que o desenvolvimento desta ação além de bem aceita pela comunidade envolvida, consegue estabelecer uma relação de descobertas fascinantes; sobretudo, a vinculação dos recursos diversos ali expostos e convidativos, propiciando com êxito os resultados objetivados pelo grupo.

Pincéis da criatividade


PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA II: ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR - FACOS
PROFESSORA ANILDA MACHADO DE SOUZA

JAMILLE TEDESCO

JOSEANE LUZ DE CASTRO

PATRÍCIA FERNANDA SILVEIRA DOS SANTOS

SHEILA CARDOSO DE OLIVEIRA


Este projeto vincula-se a crença de que a arte desperta nas pessoas sentimentos diversificados a partir da sua apreciação, seu ponto de vista e leva a reflexão.
“Os pincéis da criatividade”, tema do projeto, questiona se através da percepção e criatividade há uma aprendizagem no ensino da arte. Para isso é necessário a interação do público com obras de pintores famosos, entre eles Salvador Dalí (1904-1989), Van Gogh (1853-890), Leonardo da Vinci (1452-1519), Pablo Picasso (1881-1973) e Claude Monet (1840-1926) e a releitura.Uma das finalidades sobre o estudo da arte diz respeito as manifestações artísticas – sociais, pois cada cultura retrata o modo de perceber, sentir e formular valores existentes em diferentes relações entre os indivíduos na sociedade.Nossa proposta foi dividida em quatro oficinas, desenvolvida aos sábados, das 8:30 às 16:00 horas, nas Praças da Matriz e da Boa Viagem do município de Santo Antônio da Patrulha-RS. Em cada oficina exploramos as obras e vida de dois pintores, objetivando a contribuição que cada artista proporcionou a humanidade.Na primeira oficina enfatizamos a releitura a partir das réplicas das obras de Claude Monet e Salvador Dali, na segunda oficina Salvador Dali e Van Gogh, na terceira oficina Van Gogh e Pablo Picasso e na quarta oficina Pablo Picasso e Leonardo Da Vinci.Alguns materiais são expostos para a apreciação do público: livros e pôsteres a fim de atrair a atenção das pessoas para que descubram fatos importantes sobre eles: título e motivo da obra e ano em que foi pintada.Após a apreciação desses conhecimentos, o público foi convidado a fazer uma releitura da obra escolhida e livre para inferir onde julgar necessário, respeitando sua cultura, seus limites e habilidades.É importante ressaltar que todo mundo tem criatividade e essa se manifesta de várias formas desde um simples ato no dia-a-dia até uma obra de arte.
Quanto a releitura, podemos dizer que ela é um conteúdo que parte de uma ação, a observação de uma obra onde podemos modificá-la com algo novo. Essa releitura, ou leitura de imagens como também é conhecida, envolve inúmeras técnicas nas artes visuais, com o propósito de criar outra obra com aproximação na obra original.
No decorrer das oficinas a presença de crianças e adultos que encontraram um espaço livre de conceitos pré-estabelecidos. Entretanto, verificamos que o objetivo não foi totalmente alcançado pelo público, pois algumas pessoas ainda priorizam a reprodução das imagens, em vez de criar, de expor seu potencial criativo. Enfim, o fazer artístico é uma aventura onde o cognitivo e a sensibilidade se entrelaçam.