31 julho, 2006

“A arte de ser idoso”

DANIELA HOLZ KONFLANZ

EDITE MACHADO

INAJARA MEREGALLI DE JESUS

JOSIANE DA SILVEIRA LAURINDO


Envelhecer é um fato consumado para todos. O percurso feito ao longo da vida para chegar a este ponto sofre influência das mais diferentes ordens, acarretando conseqüentemente um envelhecer distinto a cada ser. As alterações físicas (externas e internas), as mudanças de comportamento e interesses, bem como posicionamento ativo da pessoa na execução de tarefas, resultam num somatório de aspectos naturais (enquanto ligados ao envelhecimento como processo natural) que se não forem bem conduzidos transformam-se em aspectos discriminatórios, preconceituosos a fatalmente prejudiciais. Um trabalho direcionado e adequado a Terceira Idade surgem então como forma de combater os aspectos discriminatórios e preconceituosos, retomando no idoso sua auto-estima, tornado-o um ser capaz e com aptidões de fazer, e não de ficar esperando que façam. Com isso, o processo de envelhecimento pode ser dirigido com mais naturalidade, permitindo ao idoso uma continuidade de vida com satisfação, prazer e saúde. Em outras palavras, o envelhecimento, por ser natural e inevitável, deveria ser trabalhado antes mesmo de acontecer.
Isso quer dizer que todos nós deveríamos nos preparar para o envelhecimento. (primeiro psicologicamente), buscando todas as formas de contorná-lo de modo a que possamos conduzir o final da nossa vida libertos da pressão imposta pelos termos doença, desvalia, incapacidade, rejeição, incômodo, transtorno, improdutividade, dependência, anulação e desafeto.
O projeto “A arte de ser idoso” faz parte da disciplina de Práticas de ensino e pesquisas pedagógicas II – Estágio Supervisionado em Espaço Não Escolar, desenvolvido com o grupo da terceira idade “As Andorinhas”, composto por 35 pessoas (homens e mulheres entre 60 e 90 anos), no município de Tramandaí/RS.
Descobrimos através desta intervenção, que envelhecer é um testemunho de amor à vida. Envelhecer com lucidez e dignidade, em pleno corpo e em pleno espírito, é a realização total da aventura humana para uma melhor qualidade de vida neste mundo em que vivemos.

Um comentário:

Rosemary Fortes disse...

Saudades de ti.
Lindo texto; lindo projeto. Li e refleti: evelhecer será perder a junventude? a palavra "perder" cria uma mensagem subliminar de "ruim". Acho que mais apropriada seria : acrescentar à.
Meu envelhecimento tem sido assim: menos ansiedade, mais afetividade, maior capacitade de compartilhar momentos simples carregados de felicidade e satisfação. Compras em shoping não me trazem tanto prazer mais, mas sim um bom almoço com meus filhos , mãe , pai e irmãos. Deixando de lado as diferenças e julgamentos que distanciam tanto as pessoas. São momentos que só podem ser mágicos se desprovidos de julgamentos mundanos (este é chato, este me deve um dinheiro, este nunca me convidou para nada, este é egoísta, etc.) Sejamos felizes!!! acho que a maturidade pode ajudar.
Anilda, um carinhoso abraço.