Aline Fraga Camargo
Andrea Borges de Medeiros
Janine Mesquita Peroni
Jaqueline Oliveira Moacir
Janine Mesquita Peroni
Jaqueline Oliveira Moacir
Brincando e conhecendo a realidade é o tema abordado na nossa prática de estágio da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II – Estágio, no curso de Pedagogia, realizado na casa de passagem “Lar Renascer”, no município de Tramandaí.
Este trabalho é um diagnóstico de como estamos hoje e de como podemos melhorar para nos tornarmos pessoas mais solidárias, conscientes da importância do respeito, do afeto, e da dedicação ao próximo.
Foram dias de planejamentos, expectativas, incertezas e principalmente a preocupação de proporcionar atividades que despertasse o interesse de todos.
Atividades estas que tiveram como principal objetivo conhecer a realidade de cada criança e adolescentes, a fim de identificar valores
Acreditamos que a aprendizagem não está ligada à sala de aula, mas está presente em todos os lugares, podemos afirmar que crescemos significativamente com a realização dessa prática, tanto através da vivência, quanto das leituras nas quais nos apoiamos.
Ao nos depararmos com uma realidade tão diferente da nossa, provida do abandono, da violência, de maus tratos, encaramos o desafio de levar a essas crianças e adolescentes um pouco de afeto, alegria e esperança de se tornarem adultos integrados na sociedade.
Sabendo a todo o momento que estávamos ali, principalmente para aprender, embora a educação esteja culturalmente associada ao ato de “ensinar”.
Esta experiência certamente nos proporcionou um novo olhar sobre o outro, levando-nos a refletir sobre nossos atos e nossa maneira de viver.
Este trabalho é um diagnóstico de como estamos hoje e de como podemos melhorar para nos tornarmos pessoas mais solidárias, conscientes da importância do respeito, do afeto, e da dedicação ao próximo.
Foram dias de planejamentos, expectativas, incertezas e principalmente a preocupação de proporcionar atividades que despertasse o interesse de todos.
Atividades estas que tiveram como principal objetivo conhecer a realidade de cada criança e adolescentes, a fim de identificar valores
Acreditamos que a aprendizagem não está ligada à sala de aula, mas está presente em todos os lugares, podemos afirmar que crescemos significativamente com a realização dessa prática, tanto através da vivência, quanto das leituras nas quais nos apoiamos.
Ao nos depararmos com uma realidade tão diferente da nossa, provida do abandono, da violência, de maus tratos, encaramos o desafio de levar a essas crianças e adolescentes um pouco de afeto, alegria e esperança de se tornarem adultos integrados na sociedade.
Sabendo a todo o momento que estávamos ali, principalmente para aprender, embora a educação esteja culturalmente associada ao ato de “ensinar”.
Esta experiência certamente nos proporcionou um novo olhar sobre o outro, levando-nos a refletir sobre nossos atos e nossa maneira de viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário