29 agosto, 2007

Encontro de Cinema - Pedagogia - FACOS




27 de agosto de 2007 – O ensino fundamental - nove anos
Documentário: Pro dia Nascer feliz


Ninguém escapa a epidemia das imagens. O documentário nos dá a demonstração de que o televisivo cria o sentido de verdade, de realidade, pois entre imagem e espectador há uma espécie de projeção, de identificação... Ainda, a imagem funciona como veículo de comunicação para quem está atento a ela. E, só tem significado se associado a outras imagens. Quantas imagens associamos ao assistir o filme???? Imagens de escola, professor, aluno, métodos, sociedade... Profª Anilda Machado de Souza


Não podemos fazer frente a esse momento somente considerando os aspectos legais que o envolvem. O direito efetivo à educação das crianças de seis anos não acontecerá somente com a promulgação da lei n° 11.274, dependerá, principalmente, das praticas pedagógicas e de uma política da escola para a verdadeira acolhida dessa faixa etária na instituição (NASCIMENTO, 2006, p. 30). Profª Zuleika Costa

Para implementar o currículo de 9 anos é preciso pensar na escola em seu conjunto. Para isso é preciso discutir quem são as crianças de hoje considerando as concepções de infância? O que tem garantido a permanência das crianças na escola? Será que o espaço de organização da escola promove um agrupamento favorável a dinamização das ações pedagógicas? Como seria visto o currículo? Como contemplar a diversidade de saberes trazidos pelos alunos, a partir do seu grupo social? Como tornar a a escola um espaço mais interessante? Como o EF de 9 anos pode realmente contribuir na formação dos alunos? Será que este uma ano a mais fará diferença na mudança de imagem que se tem da escola? Profª Eliane Cristina Araújo Schneider

V Congresso Internacional de Educação - 20 a 22 de agosto de 2007 - UNISINOS


Estágio Supervisionado em espaço não escolar: um olhar sobre o brinquedo
Anilda Machado de Souza

Professora no curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osório


Resumo do trabalho apresentado no simpósio temático História e Políticas Educacionais em espaços não-escolares coordenado pela Profa. Rosane Molina

O relato trata do registro de vivências pelas estagiárias do curso de Pedagogia associada a disciplina de Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar. Destaca justificativas dos projetos de estágio com enfoque no brinquedo como elemento articulador de aprendizagem, ensino, educação. Situa as escolhas das estagiárias pela temática e indica possíveis sentidos à prática pedagógica destacando a aprendizagem como processo contínuo de transformação, que se dá na inter-relação humana e consiste em conferir significação pessoal ao mundo e a si mesmo. Também, associa ao brinquedo o ato de aprender pela construção e reconstrução argumentativa, mediante a qual os sujeitos se tornam livres, independentes e autônomos socialmente.


28 agosto, 2007

Olhares



Olhar que insinua carinho

Olhar que escancara safadeza

Olhar de acolhimento

Olhares que se entrelaçam

Simplesmente, olhares...