27 de agosto de 2007 – O ensino fundamental - nove anos
Documentário: Pro dia Nascer feliz
Ninguém escapa a epidemia das imagens. O documentário nos dá a demonstração de que o televisivo cria o sentido de verdade, de realidade, pois entre imagem e espectador há uma espécie de projeção, de identificação... Ainda, a imagem funciona como veículo de comunicação para quem está atento a ela. E, só tem significado se associado a outras imagens. Quantas imagens associamos ao assistir o filme???? Imagens de escola, professor, aluno, métodos, sociedade... Profª Anilda Machado de Souza
Não podemos fazer frente a esse momento somente considerando os aspectos legais que o envolvem. O direito efetivo à educação das crianças de seis anos não acontecerá somente com a promulgação da lei n° 11.274, dependerá, principalmente, das praticas pedagógicas e de uma política da escola para a verdadeira acolhida dessa faixa etária na instituição (NASCIMENTO, 2006, p. 30). Profª Zuleika Costa
Para implementar o currículo de 9 anos é preciso pensar na escola em seu conjunto. Para isso é preciso discutir quem são as crianças de hoje considerando as concepções de infância? O que tem garantido a permanência das crianças na escola? Será que o espaço de organização da escola promove um agrupamento favorável a dinamização das ações pedagógicas? Como seria visto o currículo? Como contemplar a diversidade de saberes trazidos pelos alunos, a partir do seu grupo social? Como tornar a a escola um espaço mais interessante? Como o EF de 9 anos pode realmente contribuir na formação dos alunos? Será que este uma ano a mais fará diferença na mudança de imagem que se tem da escola? Profª Eliane Cristina Araújo Schneider