Dançando com Arte
Acadêmicas do curso de Pedagogia - FACOS
Catiuzi Rolim da Silva
Ramona Prass Tschechotzky
Lêda Regina da Silva Gauna
O projeto "Dançando com Arte" desenvolvido no Centro Educacional, com um grupo de 15 meninas entre 7-9 anos, oriundas das escolas municipais de Tramandaí, visa desenvolver estratégias lúdicas através de atividades espontâneas e participativas, que desenvolvam a consciência corporal, motivando a expressão dos sentimentos e da capacidade criativa.
O trabalho consta de encontros semanais para ensaios de coreografias a partir de tema escolhido pelas próprias meninas, bem como os respectivos movimentos empreendidos.
Para compor o figurino deste espetáculo contamos com técnicas de artes plásticas, a ser aplicadas nas camisetas, estas adquiridas através de patrocínio.
A proposta tem como finalidade a expressão dos sentimentos e da capacidade criativa, além de promover a auto-estima e potencializar a aprendizagem, valorizando as relações sociais e os sentimentos humanos a partir da arte de dançar.
A partir daí direcionamos a proposta de modo a possibilitar o desenvolvimento da autonomia, através de uma educação voltada para uma dinâmica prazerosa, carregada de significado e arte.
Segundo Verderi (1999 )" Quando pensamos no aluno-corpo pensamos em seres que brincam, correm, saltam, dançam, escrevem, choram, riem, e tantas outras formas de manifestação que um corpo pode ter." E é acreditando nessa perspectiva que se torna evidente a importância de trabalharmos as diferenças e a representação do corpo, desmistificando a idéia de que o belo é ser branco, magro, de olhos claros, etc. Expressar-se através do corpo é também uma forma de conhecer seu próprio corpo e de seus colegas. É uma experiência enriquecedora a criança criar e recriar a sua própria história.
A fim de comprovar os benefícios da arte de dançar, problema que originou a presente pesquisa, apresentamos no Auditório da FACOS, por ocasião dos relatos de estágio da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa pedagógica II: Estágio em espaço não escolar, os resultados com o grupo de meninas envolvendo a dança.
O trabalho consta de encontros semanais para ensaios de coreografias a partir de tema escolhido pelas próprias meninas, bem como os respectivos movimentos empreendidos.
Para compor o figurino deste espetáculo contamos com técnicas de artes plásticas, a ser aplicadas nas camisetas, estas adquiridas através de patrocínio.
A proposta tem como finalidade a expressão dos sentimentos e da capacidade criativa, além de promover a auto-estima e potencializar a aprendizagem, valorizando as relações sociais e os sentimentos humanos a partir da arte de dançar.
A partir daí direcionamos a proposta de modo a possibilitar o desenvolvimento da autonomia, através de uma educação voltada para uma dinâmica prazerosa, carregada de significado e arte.
Segundo Verderi (1999 )" Quando pensamos no aluno-corpo pensamos em seres que brincam, correm, saltam, dançam, escrevem, choram, riem, e tantas outras formas de manifestação que um corpo pode ter." E é acreditando nessa perspectiva que se torna evidente a importância de trabalharmos as diferenças e a representação do corpo, desmistificando a idéia de que o belo é ser branco, magro, de olhos claros, etc. Expressar-se através do corpo é também uma forma de conhecer seu próprio corpo e de seus colegas. É uma experiência enriquecedora a criança criar e recriar a sua própria história.
A fim de comprovar os benefícios da arte de dançar, problema que originou a presente pesquisa, apresentamos no Auditório da FACOS, por ocasião dos relatos de estágio da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa pedagógica II: Estágio em espaço não escolar, os resultados com o grupo de meninas envolvendo a dança.
Brincando nos quatro cantos da cidade
Acadêmicas do curso de Pedagogia - FACOS
Aline Chagas da Silva
Letícia Cunha de Lima
Patrícia da Silva Julhão
O projeto “Brincando nos Quatros Cantos da Cidade”, envolve crianças na faixa etária de 04 a 12 anos de idade dos Bairros Glória, Primavera, Laranjeiras e Centro do município de Osório. Pretende compreender a influência do meio onde os sujeitos estão inseridos, mais especificamente em seus bairros, pois o conhecimento é visto como algo a ser construído pelo sujeito, no contexto de suas interações com outras pessoas ou objetos.
A idéia é explorar o brinquedo através de atividades com jogos envolvendo crianças da comunidade de quatro diferentes cantos da cidade. Utilizando recursos como memória, quebra-cabeça, resta um, confecção de quebra-cabeça, dama, jogo da velha e desenho com giz de cera, lápis de cor, pretendemos compreender e acompanhar como o sujeito expressa seus sentimentos, emoções, aprendizagem, conhecimento.
Os resultados de cada encontro são registradas em um portfólio e, posteriormente, servirão para aprofundar nossos estudos sobre como esses sujeitos se constituem em seu meio e que influências sofrem na construção do conhecimento. O registro de gestos, falas, forma como interagem no grupo, apropriação de regras, indicação de alternativas, são fundamentais para o entendimento deste estudo.
A idéia é explorar o brinquedo através de atividades com jogos envolvendo crianças da comunidade de quatro diferentes cantos da cidade. Utilizando recursos como memória, quebra-cabeça, resta um, confecção de quebra-cabeça, dama, jogo da velha e desenho com giz de cera, lápis de cor, pretendemos compreender e acompanhar como o sujeito expressa seus sentimentos, emoções, aprendizagem, conhecimento.
Os resultados de cada encontro são registradas em um portfólio e, posteriormente, servirão para aprofundar nossos estudos sobre como esses sujeitos se constituem em seu meio e que influências sofrem na construção do conhecimento. O registro de gestos, falas, forma como interagem no grupo, apropriação de regras, indicação de alternativas, são fundamentais para o entendimento deste estudo.