Professora Maria Isabel Crippa
A preocupação com a leitura e escrita dos alunos são uma constante na vida dos professores de Língua Portuguesa.
Como meu filho gosta muito de histórias em quadrinhos, e observando a sua satisfação com essa modalidade de leitura, pensei em transportá-la para a sala de aula.
Num primeiro momento conversamos bastante, procurei saber dos gostos literários dos alunos. Pedi que trouxessem revistinhas para que houvesse interação em sala de aula, e discutimos e observamos bastante.
Num segundo momento, lancei a idéia, que para minha surpresa, foi aceita sem ressalvas.
A partir disso foi traçado o plano de ação:
- acomodaram-se em grupos, para receberem as instruções de como proceder na execução do trabalho;
- o tema era livre;
- o texto tinha que ser original, respeitando as regras de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- os diálogos tinham que ter consistência;
- a ortografia necessitaria de atenção especial, para isso, o uso do dicionário seria imprescindível;
- os desenhos teriam que ser feitos á mão livre;
- a concordância verbal e nominal tinha que estar em ordem;
- o capricho tinha um grande peso na avaliação do trabalho( respeitar margens, sem borrões, etc...)
O trabalho durou cerca de vinte dias, e foi muito difícil no inicio, com muitas idas e vindas, mas não desistimos do projeto e já estamos pensando numa 2ª edição, por iniciativa dos próprios alunos.
O Projeto História em Quadrinhos na Escola Albatroz aconteceu a partir das turmas de 8ª série até o 3º do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa, respeitando obviamente, os limites de cada turma.
Creio que com este projeto, desafiei meus alunos e a mim mesma enquanto profissional. Acreditei que eles seriam capazes de vencer os obstáculos e com isso não fui somente transmissora de conhecimentos, mas construtora, instigadora e orientadora.
Clique sobre a imagem para ler a história!
Como meu filho gosta muito de histórias em quadrinhos, e observando a sua satisfação com essa modalidade de leitura, pensei em transportá-la para a sala de aula.
Num primeiro momento conversamos bastante, procurei saber dos gostos literários dos alunos. Pedi que trouxessem revistinhas para que houvesse interação em sala de aula, e discutimos e observamos bastante.
Num segundo momento, lancei a idéia, que para minha surpresa, foi aceita sem ressalvas.
A partir disso foi traçado o plano de ação:
- acomodaram-se em grupos, para receberem as instruções de como proceder na execução do trabalho;
- o tema era livre;
- o texto tinha que ser original, respeitando as regras de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- os diálogos tinham que ter consistência;
- a ortografia necessitaria de atenção especial, para isso, o uso do dicionário seria imprescindível;
- os desenhos teriam que ser feitos á mão livre;
- a concordância verbal e nominal tinha que estar em ordem;
- o capricho tinha um grande peso na avaliação do trabalho( respeitar margens, sem borrões, etc...)
O trabalho durou cerca de vinte dias, e foi muito difícil no inicio, com muitas idas e vindas, mas não desistimos do projeto e já estamos pensando numa 2ª edição, por iniciativa dos próprios alunos.
O Projeto História em Quadrinhos na Escola Albatroz aconteceu a partir das turmas de 8ª série até o 3º do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa, respeitando obviamente, os limites de cada turma.
Creio que com este projeto, desafiei meus alunos e a mim mesma enquanto profissional. Acreditei que eles seriam capazes de vencer os obstáculos e com isso não fui somente transmissora de conhecimentos, mas construtora, instigadora e orientadora.
Clique sobre a imagem para ler a história!
História produzida nas aula de Língua Portuguesa da professora Maria Isabel Crippa pelos alunos da 311 da Escola de Ensino Médio Albatroz - Osório - RS
Bruna Letícia Prudente
Débora L. Santanna
Carlos Adriano
Marcos W. M. Capra
Bruna Letícia Prudente
Débora L. Santanna
Carlos Adriano
Marcos W. M. Capra
Nenhum comentário:
Postar um comentário