13 agosto, 2007

Projeto Fala Criança

Acadêmicas do Curso de Pedagogia
Andréia Licoski dos Santos
Andréia Teresinha Agliardi
Estudos recentes em linguagem têm buscado recuperar o sujeito que fala e age, considerando instrumento de estudo a linguagem oral e não somente o signo escrito como foi feito por muito tempo, há uma tendência bem forte de se estudar a linguagem verbal do ser humano, atividade vista como fenômeno social, principal instrumento de interação entre os sujeitos.
Essas considerações somadas a necessidade de uma experiência de ensino em instituição não escolar, proposta pelo curso de pedagogia da FACOS, junto a disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa pedagógica II: Estágio em Espaço não Escolar, foi elaborado o projeto Fala Criança visando aprofundar estudos em relação à linguagem oral.
A busca de um local e um público alvo a qual se destina este projeto levou-nos a Caritas, uma instituição da pastoral social desenvolvido pela igreja católica. Essa entidade de caridade tem como objetivo auxiliar as famílias menos favorecidas proporcionando aparato necessário para elevação de sua qualidade de vida. Caritas é uma instituição organizada da Igreja Católica atuando em 194 países com mais de 146 organizações membros. Só na América Latina e Caribe 22 países possuem representantes das Caritas, no Brasil, ela foi criada em 12 de novembro de 1956, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vinculada a Pastoral Social, sendo constituída por leigos e não possui fins lucrativos.

Nenhum comentário: