13 agosto, 2007

Cantinho dos Brinquedos


Acadêmicas do Curso de Pedagogia

Camila Silveira
Cristiane Pacheco Pires
Paula Gularte
Tatiane Oliveira

Neste trabalho estaremos desenvolvendo aspectos de uma educação não formal, isto é, “aquela que se aprende ‘no mundo da vida’, via os processo de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas”(Gohn, 2006, p.28).
Na perspectiva de se trabalhar com crianças de diferentes idades, classe social, cultura, queremos com este trabalho descobrir o que o espaço lúdico desperta nas crianças. “A realidade infantil é constituída a partir da magia. O jogo, a brincadeira e o faz-de-conta para as crianças são como os sonhos para os adultos. Isso que a criança brinca é coisa séria, é como a criança constrói a si mesma, a sua identidade e o mundo que a rodeia. Ela precisa de espaço e tempo para esse crescer”.(Velasco, 1996, p.21). E dessa forma, poder propor alternativas pedagógicas que possam favorecer e enriquecer nossa formação enquanto educadoras.
Nosso projeto envolve atividades como jogos, desenhos, contação de histórias, teatro de fantoches, brinquedos e brincadeiras livres, proporcionando, assim, momentos de “solidariedade e identificação de interesses comuns e(...) de construção da cidadania coletiva e pública do grupo”(ibidem, p.30), desenvolvido no espaço pertencente a rede WMS Supermercados do Brasil AS ( Supermercado Nacional), com crianças de variadas idades, residentes no município de Osório e região.

Nenhum comentário: