13 setembro, 2005

Blog na Pedagogia

  • Cada vez mais a escola se utiliza da Internet como meio de socializar informações e conhecimentos produzidos em sua prática cotidiana. Nem sempre o professor faz uso de interfaces que possibilitem a comunicação imediata e a interatividade entre os participantes da rede. De acordo com Silva (2005), a interface além de permitir trocas, intervenções, pode agregar diferentes linguagens como sons, textos, fotografia, vídeo, na tela do computador. "Seja na dimensão do "um-um", do "um-todos", seja no universo do "todos-todos". O uso da Internet na escola pode continuar perpetuando a reprodução e a transmissão de conhecimentos se os cursos de formação e os próprios professores, através de formação continuada, não investirem na alfabetização digital na perspectiva de inclusão no mundo da cibercultura. Este aprendizado inclui uma comunicação com base na construção de rede hipertextual e interativa das diferentes interfaces como transitar por caminhos que possibilitam:
    1. o movimento da mídia clássica que apresenta uma mensagem fixa ( fotografia, jornal, cinema, rádio, televisão) para a mídia online (imagem, som, texto) onde a mensagem pode ser modificada permitindo a experiência da participação;
    2. a construção do hipertexto que supõe diferentes conexões, criação de elos que ligam informações e descrevem percursos;
    3. a interatividade como possibilidade de diálogo, colaboração, cooperação, intervenção, troca, criação;
    4. a potencialização da comunicação por meio de diferentes interfaces da Internet como Chat, Fórum, Blog, Sites, entre outros.
    Destacamos o uso de Blog na escola como uma interface, não apenas como um diário online, mas como um caminho para vivenciar a experiência da participação, criação, autoria, co-autoria, troca, intervenções, discussão, descoberta, colaboração, cooperação neste conjunto de comunicação que a Internet disponibiliza aos diferentes usuários.
    Com o objetivo de incluir alunas do curso de Pedagogia no universo digital, superar a pedagogia da transmissão e de garantir a criação de um espaço virtual de interação, iniciei um trabalho na disciplina de Iniciação às Práticas Pedagógicas II com o uso de Blog. As alunas, organizadas em duplas ou trios, escolhem um tema tendo como eixo a alfabetização. O registro no Blog inclui publicação de imagens, notícias, leituras, reflexões, resultados de atividades práticas desenvolvidas nas escolas, entre outros. Além de incluir o grupo no universo digital, pretendo criar o espaço para fazer trocas, compartilhar num espaço virtual. "Ao invés do aprendiz entregar, por exemplo, um trabalho isolado sobre determinado tema em estudo, o weblog possibilita ao autor expor pensamentos, relatos e relações baseados em suas experiências diárias e desta forma as trocas despreendem-se de reflexões puramente acadêmicas." (Costa, 2005)
    É tempo de criar, experimentar, construir novas aprendizagens, criar redes de conhecimentos. A partir dos temas como aprendizagem, leitura, música, sexualidade, literatura, afetividade, atividades integradoras, gêneros de leitura, movimento corporal, cuidados com a criança, jogos, alfabetização matemática..., buscamos educar na cibercultura. Escolha um dos temas, entre e aproveite para tecer comentários.

9 comentários:

Anônimo disse...

No inicio achei esta proposta dificil, mas lendo e vendo os nossos trabalhos postados e comentados, comecei a gostar deste desafio.Acredito nesta troca de saberes, e esta proposta nos possilita fazer isto com mais continuidade,pois a cada dia fico mais curiosa para saber o que minhas colegas estão achando do nosso trabalho, e muitos comentários feitos nos deram uma nova visão e empolgação para buscar mais dentro do nosso assunto.
Com certeza será um semestre com grandes contruções de novos conhecimentos ligados a nossa prática como educadoras e aprendizes.

Anônimo disse...

A proposta da professora possibilitará não somente a interação tecnológica e enriquecimento de nóssos conhecimentos como alunos, como também a reflexão prática em sala de aula, em nós como "profesores".
Hoje, a tecnologia nos torna capazes de conhecer e interagir com diferentes pessoas e conhecimentos de toda e qualquer parte do mundo.Portanto, o aprender deve constituir um novo olhar, onde a cibercultura seja parte da vida de todos os alunos.

Anônimo disse...

´Gostei muito desta idéia, pois assim é possivel vivenciar, efetivamente, pelo menos pra mim, o sentimento consciente do que seja alfabetização. Ser colocada frente a frente com uma infinidade de signos, novas linguagens, nova dinamica de aprender quando me vejo frente a frente com o computador.
Assim posso perceber o quanto é importante para a aprendizagem que a criança seja alfabetizada tambem para este novo recurso, pois isso possibilitará uma nova visão sobre o mundo a sua volta, lhe dara maior segurança e não o fara sentir-se como me sinto agora, sendo alfabetizada tardiamente.
Na verdade é um outro tipo de realidade que o professor precisa dar conta, pois neste sentido, as crianças, novamente tem ecesso,mais cedo ao computador e novamente o professor precisa se dar conta disso, exatamente o mesmo discurso que faziamos em relação a tv e outros tipos de comunicação. Nem bem conseguimos dar conta de um desafio ja estamos sendo colocadas frente a outro.
Realmente ser professor não é tarefa fácil...

Anônimo disse...

Concerteza, estamos vivendo numa época de muita dependência do meio tecnológico. O computador, sem dúvida, torna-se essencial para a realização desse trabalho, como também podemos ter acesso a diferentes pensamentos e informações, contribuindo, então, para o nosso crescimento pessoal e profissional. Sem falar em relações e conecções interdisciplinares, que podem servir como base umas para as outras.
A proposta de criar um blog, torna-se um desafio para muitos, mas junto vem a recompença de ter a certeza que conseguimos dar mais um passo a favor de nossas aprendizagens. Assim podemos proporcionar aos "nossos alunos" a oportunidade de aprender o pouquinho que já sabemos.

Anônimo disse...

Quando a professora falou que teriamos que fazer um blog onde haveria comentários sobre o que fossemos escrever ficamos meia aflitas, não tinhamos nem idéia do que era.
Estamos aos poucos nos adaptando a lidar com esta nova proposta de trabalho.
Temos certeza que esta diciplina contribuira muito.
Trocar idéias com as colegas vai fazer com tenhamos mais motivação ainda e vai nos possibitar a troca de experiências para complementação do trabalho.

Anônimo disse...

Olá...
Prof. Anilda, achei muito interessante essa sua idéia de blogs, é muito importante podermos ter acesso a essas experiências. Porém fiquei arrasada por que vc não fez esse tipo de atividade com a minha turma,no semestre passado, fica nos devendo, ok?
Parabéns pelo trabalho, Rosângela.

Unknown disse...

VOCÊ LIDA COM CRIANÇAS?

Acredita no ditado pau que nace torto morre torto?

Está cursando ou ja cursou Pedagogia?

Gosta de história emocionante, envolvente e ao mesmo tempo divertida?

Então você não pode perder em Agosto nos cinemas:

"O CONTADOR DE HISTÓRIAS"

Kariny Silva disse...

Ola..

adorei seu blog.
sou uma estudante de pedagogia, acabei de criar uma pag sobre a educação/pedagogia em meu blog. Mas como sou inesperiente anda preciso de alguma sugestões.
se puder visitar minha pag e me auxiliar serei muito grata

http://sheilaka.blogspot.com/p/papo-serio-educacao.html


Obrigada!

Caio Mendes disse...

Realmente essa troca de saberes pode levar a uma grande evolução das pessoas, se faz muito importante que todos abracem a causa e comprem a idéia para que se tenha evolução dos que estão relacionados ao desenvolvimento das pessoas e principalmente das crianças. Com isso, profissionais de pedagogia são sempre bem lembrados e acredito que podem e muito alcançar boas posições. Uma bela alternativa para isso é se graduar no IESB, pois de fato, lá é referência.