18 outubro, 2007

Festival de Brincadeiras!

Turma 51no Festival de Brincadeiras
Alunos da turma 51 da E.E.E.Fund. profº Miton Pacheco - Osório - RS participam do Projeto Minha Terra na seção Quem quer Brincar?
Oi gente! Vejam nossas canções de brincar!
Somos repórteres da equipe Avalanche da turma 51: Andriele Cardoso Ignácio, Bruna Silveira Amigoni, Edilaine Rodrigues Souza, Greice Marques dos Reis, Igor Comper dos Santos, Ismael da Rosa Silva, Kananda Jacobs Machado da Silva, Maiara Santos de Moraes, Suélen Silva da Rosa.
Professora colaboradora Regina Teixeira da E.E.E. Fund. Profº Milton Pacheco
Professora Orientadora Anilda Machado de Souza do NTE – Osório.
Nós realizamos uma pesquisa sobre canções de brincar. Primeiro, escrevemos nossas canções de brincar mais conhecidas. Depois, entrevistamos oito crianças sobre onde costumam brincar, com quem brincam, canções que mais gostam, com quem preferem brincar e qual a canção de brincar que não pode faltar na escola. As crianças entrevistadas do Bairro Caravágio do município de Osório costumam brincar em casa, na rua, na escola e na praça. Gostam de brincar de pular corda com canção.Também fazem brincadeiras de roda como “a canoa virou, por deixá-la virar, foi por causa do fulano, que não soube remar” (Ismael da Rosa Silva, 11 anos) e “atirei o pau no gato to to mais o gato to não morreu reu reu. Dona Chica ca admirou-se se do berro do berro que o gato deu:MIAAAU!” (Igor Comper dos Santos,11 anos). Preferem brincar em grupo porque é mais divertido e legal, pois podem conviver com outros e dividir as brincadeiras. Não tem graça brincar sozinho! Entre as canções que não podem faltar na escola são aquelas que envolvem pular corda: “salada saladinha bem temperadinha sal, pimenta, fogo, foguinho”, “moça bonita com quem quer casar loiro, moreno, negro, sarará, rei, capitão, soldado ou ladrão, quantos filhos você quer ter 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10...” (Bruna Silveira Amigoni, 12 anos), “suco gelado cabelo arrepiado qual é a letra do seu namorado? a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,x, z” e “o homem bateu em minha porta e eu abri senhoras e senhores, ponha a mão no chão senhoras e senhores pulem de um pé só senhoras e senhores de uma rodadinha e vá pro olho da rua” (Edilaine Rodrigues Souza, 11anos). Também, “ovo choco está fedendo, aonde que eu coloco na lata do lixo, lixeiro não vem, semana que vem” e “papagaio do bico dourado leva essa cartinha para o meu namorado, se estiver dormindo bata na porta, se estiver acordado deixe recado”. Esta canção do papagaio tem que ser realizada com, mínimo, dez pessoas. As crianças têm que dar as mãos e fazer um círculo e começam a cantar (Andriele Cardoso Ignácio, 12 anos), “abecedário da Xuxa A de amor, B de baixinho, C de coração,D de docinho, E de escola, F de feijão, G de gente, H de humano, J juventude, L liberdade, M molecagem, N natureza, O obrigado, P proteção, Q quero-quero, R riacho, S saudade, T de terra, U de universo, V de vitória! X o quê que é? É Xuxa. Z Z um....Zum....Zum” (Greice Marques dos Reis, 12 anos), “ciranda cirandinha vamos todos cirandar vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar o anel que tu me deste era vidro e se quebrou o amor que você me deu, se tinha, era pouco e se acabou. Agora dona ciranda entre dentro dessa roda fale um verso bem bonito, diga adeus e vai embora. Suco quente cabelo diferente qual e a letra do seu gerente A,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,x,z,y,w” (Kananda Jacobs Machado da Silva, 11 anos), entre outras como “a dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou, já passou a chuva e o sol já vem surgindo e a dona aranha continua a subir, sobe, sobe, sobe, nunca está contente, desce,desce,desce desobediente (Maiara Santos de Moraes, 11 anos) e pombinha branca que está fazendo, lavando roupa pro casamento, vou me lavar, vou me secar, vou pra janela pra namorar, passou um homem de terno branco, chapéu do lado,meu namorado, bateu na porta, mandei entrar, mandei sentar, cuspiu no chão, limpa aí seu porcalhão e tenha e mais educação” (Suélen Silva da Rosa,12 anos).A professora Regina de Educação Física nos contou que brincava com canções na rua, na escola, na praça e em casa com seus irmãos, amigos e primos. Sua canção preferida era a canoa virou, mas que a brincadeira do ovo choco estava sempre presente na sua escola.Agora já podemos dizer o que aprendemos nesta pesquisa. Aprendi brincadeiras com canções novas, me lembrei de algumas que eu brincava quando eu era pequeno e aprendi a fazer outras coisas no computador.(Igor) Aprendi várias brincadeiras com canções, qual a brincadeira que as crianças mais gostam, onde gostam de brincar, também aprendi a mexer mais um pouco no computador com a professora Anilda. (Bruna) Bom, eu aprendi as opiniões das outras crianças sobre as canções que envolvem brincadeiras. E, também, aprendi mais canções de brincar. Eu entrevistei a minha amiga que tem cinco anos ela ensinou mais canções de brincar. Tem mais outra coisa que eu aprendi que foram outras canções divertidas, e não é só de uma certa idade, mas também que todo mundo pode até mesmo quem não sabe, é melhor que daí aprende também com toda a galera.(Andriele) Eu aprendi brincadeiras e canções de brincar novas, também entrevistei crianças, eu brinquei e botei escrito no computador tudo o que eu já aprendi sobre canções, eu estou adorando participar dessas entrevistas que estou fazendo, é muito legal participar, aprendendo coisas novas, para depois ensinar para os outros, tudo o que a gente aprendeu. Também escolhi uma imagem no computador para combinar com a minha canção.(Suélem)Estou aprendendo muitas brincadeiras novas e canções interessantes no projeto Minha Terra. É um projeto muito interessante que nos ajuda a fazer novos amigos e conhecer um pouco da vida deles. Saber como são as brincadeiras e quem sabe algum dia, se nos encontrar cada um ensina as canções e brincadeiras. (Maiara) Eu aprendi várias coisas legais no Festival de Brincadeiras como: brincadeiras com canções, também aprendi várias brincadeiras novas. É bem legal poder trabalhar com a comunidade. Aprendi a mexer no computador com a Professora Anilda.(Kananda) Bom, aqui está um pouco do que fizemos neste projeto e esperamos que outras crianças aprendam com o nosso Festival de Brincadeiras.

Nenhum comentário: