12 outubro, 2005

Blog na pedagogia

"É precisamente porque os alunos são distintos e acontecem-lhes coisas distintas que há possibilidades de despertar o interesse pelo diverso, pelo não é "como eu já sabia" (Ferreiro, 2001).
Além do aprofundamento de diferentes questões, o grupo de alunas inicia um processo de alfabetização digital. Assim, cada dupla ou trio fez sua escolha temática para aprender a fazer blog.

Música
Leitura
Sexualidade
Literatura
Afetividade
Atividades integradoras
Gêneros de leitura
Corpo e movimento
Cuidados com a criança
Alfabetização matemática
Processos de alfabetização
Como ensinar a ler e escrever
Relatos pedagógicos
Dificuldades de aprendizagem
Jogos e alfabetização

27 setembro, 2005

Construção de páginas

Multiplicadora Anilda Machado de Souza

O NTE-RLN realizou curso de construção de páginas correspondente a 40 horas, incluindo atividade presencial e a distância, tendo em vista explorar formas de construção e publicação de páginas na Internet: página pessoal, página da escola. Os professores trabalharam no laboratório com a plataforma Linux e utilizaram o Mozilla na construção de páginas. Na atividade a distância, para construir a página da escola, fizeram a opção pelo FrontPage e Netscape. Entre os depoimentos dos seis professores que realizaram o curso destacamos algumas certezas:

  • "Fica a certeza de que o trabalho aqui desenvolvido surtiu efeito: consegui elaborar meu trabalho, apesar das pequenas falhas, mas sei o caminho. Muito válido".
  • "Aprendemos a construir páginas, modificá-las, renová-las e avançar. Aprendemos a publicá-las."
  • "Que sempre surgirá dúvidas. Mas as dúvidas são construtivas, pois refazendo, aprendemos."
  • "A certeza que tenho é que em se tratando de informática todas as nossas certezas serão sempre temporárias."
  • "Perdi o "medo". Tive mais aproximação e "simpatia" em usar a Internet. (...) Tenho muito que aprender e aprenderei na prática, junto com os alunos."
  • "A minha certeza é que tenho muito ainda que aprender. Achei extremamente
    interessante aprender a construir páginas na Internet apesar de ter tido um pouco de dificuldade de trabalhar com o Linux".
  • Páginas construidas e publicadas durante o curso.

Pessoais

Escolas

  • E.E.M.Ildefonso Simões Lopes

  • E.M. de Ensino Fundamental Cícero da Silva Brogni

  • E.M. de Ensino Fundamental Manoel Medeiros Fernandes


  • Lavina, Lia, Luisa, Silvia, Vera e Cleto

    Lavina e Lia

    Luisa e Silvia

    Cleto e Vera

    Professores Lia, Luisa, Silvia, Anilda, Cleto, Vera e Lavina

    22 setembro, 2005

    Projeto viver em solidariedade

    Projeto viver em solidariedade
    Professora Aline de Oliveira da Conceição
    Habilitação Letras - Português

    Acredito que valores como respeito, cooperação, honestidade, paz, solidariedade, entre outros, são fundamentais para o desenvolvimento harmônico das comunidades e alicerces da cidadania. É na escola que eles se potencializam e auxiliam na educação de sujeitos responsáveis.
    Com o objetivo de promover atividades pedagógicas diferenciadas nas aulas de Educação Artística, centradas no convívio harmônico entre os alunos para a promoção da vida plena e da cidadania desenvolvi junto aos alunos da sétima e oitava séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco, localizada no Bairro Caravágio, município de Osório, o Projeto VIVER EM SOLIDARIEDADE. Entre as atividades significativas vivenciadas no decorrer deste projeto, destaco a participação dos alunos nas oficinas proposta pela escola no dia da solidariedade, construção de cartazes e painéis, exploração de diferentes téncias de pintura, leitura e dramatização de textos, apreciação de poemas e das obras de Portinari através dos endereços www.portinari.org.br, www.casadeportinari.com.br, criação de telas a partir da temática proposta neste projeto. As atividades que envolveram Internet foram realizadas no Laboratório de Informática do NTE-RLN.


    Cássia e Bianca-71 Priscila Pinheiro-72 Jeny


    Luana-72

    Tais H.-72 Janaina-72 Níágara e Jussane-72 Luana Garcia-72

    Gabriela e Aline, Gustavo-72, Janice e Rosmari-71

    Anelise-71 Desiana-72 Gisele-72 Luana-72

    Cristieli-72 Martinara-72 Irvi-72 Jucilaine

    Thais-72 Jean-72 Marcos-72 Anderson

    Letícia-72 Henrique, Tiago, Felipe-71 Cristiane-71

    20 setembro, 2005

    Estágio em espaço não escolar


    Explorando o universo da leitura
    Elisete Teresinha Airoldi
    Luisa Helena Ferreira Silveira
    Mônica Pack de Avila
    Acadêmicas do curso de Pedagogia - FACOS
    O "Projeto explorando o universo da leitura" desenvolvido junto a disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II: Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, tem a finalidade de conquistar um público amplo, que ultrapasse os limites da escola. Acreditando ainda que quanto mais oportunidades os sujeitos têm de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior serão seus repertórios, maior a sensibilidade para compreenderem o que lêem e ouvem. Portanto, ao desenvolver este Projeto, procuramos incentivar a leitura de modo informal, utilizando o espaço da Feira de Confecções, denominada Centro de Fábricas, localizada no município de Tramandaí no período de 07 a 11 de setembro. Buscamos transformar o ato de ler e de pensar em uma rotina comum, significativa, útil, prazerosa e acessível a todos os sujeitos, mas especialmente as crianças que circulam neste espaço a partir de materiais diversificados como fantoches, livros, sucata, entre outros. Assim, acreditamos que a aproximação do universo dos livros possibilita a ampliação do mundo da leitura e da escrita.




    13 setembro, 2005

    Blog na Pedagogia

    • Cada vez mais a escola se utiliza da Internet como meio de socializar informações e conhecimentos produzidos em sua prática cotidiana. Nem sempre o professor faz uso de interfaces que possibilitem a comunicação imediata e a interatividade entre os participantes da rede. De acordo com Silva (2005), a interface além de permitir trocas, intervenções, pode agregar diferentes linguagens como sons, textos, fotografia, vídeo, na tela do computador. "Seja na dimensão do "um-um", do "um-todos", seja no universo do "todos-todos". O uso da Internet na escola pode continuar perpetuando a reprodução e a transmissão de conhecimentos se os cursos de formação e os próprios professores, através de formação continuada, não investirem na alfabetização digital na perspectiva de inclusão no mundo da cibercultura. Este aprendizado inclui uma comunicação com base na construção de rede hipertextual e interativa das diferentes interfaces como transitar por caminhos que possibilitam:
      1. o movimento da mídia clássica que apresenta uma mensagem fixa ( fotografia, jornal, cinema, rádio, televisão) para a mídia online (imagem, som, texto) onde a mensagem pode ser modificada permitindo a experiência da participação;
      2. a construção do hipertexto que supõe diferentes conexões, criação de elos que ligam informações e descrevem percursos;
      3. a interatividade como possibilidade de diálogo, colaboração, cooperação, intervenção, troca, criação;
      4. a potencialização da comunicação por meio de diferentes interfaces da Internet como Chat, Fórum, Blog, Sites, entre outros.
      Destacamos o uso de Blog na escola como uma interface, não apenas como um diário online, mas como um caminho para vivenciar a experiência da participação, criação, autoria, co-autoria, troca, intervenções, discussão, descoberta, colaboração, cooperação neste conjunto de comunicação que a Internet disponibiliza aos diferentes usuários.
      Com o objetivo de incluir alunas do curso de Pedagogia no universo digital, superar a pedagogia da transmissão e de garantir a criação de um espaço virtual de interação, iniciei um trabalho na disciplina de Iniciação às Práticas Pedagógicas II com o uso de Blog. As alunas, organizadas em duplas ou trios, escolhem um tema tendo como eixo a alfabetização. O registro no Blog inclui publicação de imagens, notícias, leituras, reflexões, resultados de atividades práticas desenvolvidas nas escolas, entre outros. Além de incluir o grupo no universo digital, pretendo criar o espaço para fazer trocas, compartilhar num espaço virtual. "Ao invés do aprendiz entregar, por exemplo, um trabalho isolado sobre determinado tema em estudo, o weblog possibilita ao autor expor pensamentos, relatos e relações baseados em suas experiências diárias e desta forma as trocas despreendem-se de reflexões puramente acadêmicas." (Costa, 2005)
      É tempo de criar, experimentar, construir novas aprendizagens, criar redes de conhecimentos. A partir dos temas como aprendizagem, leitura, música, sexualidade, literatura, afetividade, atividades integradoras, gêneros de leitura, movimento corporal, cuidados com a criança, jogos, alfabetização matemática..., buscamos educar na cibercultura. Escolha um dos temas, entre e aproveite para tecer comentários.

    30 agosto, 2005

    CONEXÃO XXI

    Vídeos... olhe... vale conferir!!!
    "Ao longo dos anos, os jovens tornaram- se alvo de inúmeras campanhas publicitárias ou mesmo serviram como platéia de programas, mas raramente ocuparam o papel de eixo central, de protagonistas de uma série de TV."