31 julho, 2006

Brincando e conhecendo a realidade

Aline Fraga Camargo
Andrea Borges de Medeiros
Janine Mesquita Peroni
Jaqueline Oliveira Moacir

Brincando e conhecendo a realidade é o tema abordado na nossa prática de estágio da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II – Estágio, no curso de Pedagogia, realizado na casa de passagem “Lar Renascer”, no município de Tramandaí.
Este trabalho é um diagnóstico de como estamos hoje e de como podemos melhorar para nos tornarmos pessoas mais solidárias, conscientes da importância do respeito, do afeto, e da dedicação ao próximo.
Foram dias de planejamentos, expectativas, incertezas e principalmente a preocupação de proporcionar atividades que despertasse o interesse de todos.
Atividades estas que tiveram como principal objetivo conhecer a realidade de cada criança e adolescentes, a fim de identificar valores
Acreditamos que a aprendizagem não está ligada à sala de aula, mas está presente em todos os lugares, podemos afirmar que crescemos significativamente com a realização dessa prática, tanto através da vivência, quanto das leituras nas quais nos apoiamos.
Ao nos depararmos com uma realidade tão diferente da nossa, provida do abandono, da violência, de maus tratos, encaramos o desafio de levar a essas crianças e adolescentes um pouco de afeto, alegria e esperança de se tornarem adultos integrados na sociedade.
Sabendo a todo o momento que estávamos ali, principalmente para aprender, embora a educação esteja culturalmente associada ao ato de “ensinar”.
Esta experiência certamente nos proporcionou um novo olhar sobre o outro, levando-nos a refletir sobre nossos atos e nossa maneira de viver.

“Roxo para brincar”


Acadêmicas
Cecília Lorensi Fialho
Clair Florentino da Silva Fidelis
Ivonete Gomes da Luz


O projeto “Roxo para brincar” é uma atividade da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II – Estágio Supervisionado em espaços não-escolares, do sétimo semestre do Curso de Pedagogia – Licenciatura, da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, desenvolvido sob a orientação da professora Anilda Machado de Souza. Esta prática desenvolve-se no contexto de um supermercado muito popular de um bairro da periferia no município de Capão da Canoa - RS, tendo por principal objetivo, mobilizar a criança, sujeito-alvo do nosso estágio, a construir uma relação de autoconfiança com própria criação e o respeito à produção do outro, a partir de situações construídas dentro de uma brinquedoteca, ou seja, um espaço especialmente lúdico e que contempla acima de tudo a autonomia. Aproveitamos também para desenvolver um olhar mais atento sobre esse sujeito, observando a partir de suas reações e de suas falas, o brincar, o aprender e o lidar com as próprias emoções. Bem como, investigando junto aos adultos as suas concepções acerca do brincar. E tendo em vista todas as situações vivenciadas, percebemos que o desenvolvimento desta ação além de bem aceita pela comunidade envolvida, consegue estabelecer uma relação de descobertas fascinantes; sobretudo, a vinculação dos recursos diversos ali expostos e convidativos, propiciando com êxito os resultados objetivados pelo grupo.

Pincéis da criatividade


PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA II: ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR - FACOS
PROFESSORA ANILDA MACHADO DE SOUZA

JAMILLE TEDESCO

JOSEANE LUZ DE CASTRO

PATRÍCIA FERNANDA SILVEIRA DOS SANTOS

SHEILA CARDOSO DE OLIVEIRA


Este projeto vincula-se a crença de que a arte desperta nas pessoas sentimentos diversificados a partir da sua apreciação, seu ponto de vista e leva a reflexão.
“Os pincéis da criatividade”, tema do projeto, questiona se através da percepção e criatividade há uma aprendizagem no ensino da arte. Para isso é necessário a interação do público com obras de pintores famosos, entre eles Salvador Dalí (1904-1989), Van Gogh (1853-890), Leonardo da Vinci (1452-1519), Pablo Picasso (1881-1973) e Claude Monet (1840-1926) e a releitura.Uma das finalidades sobre o estudo da arte diz respeito as manifestações artísticas – sociais, pois cada cultura retrata o modo de perceber, sentir e formular valores existentes em diferentes relações entre os indivíduos na sociedade.Nossa proposta foi dividida em quatro oficinas, desenvolvida aos sábados, das 8:30 às 16:00 horas, nas Praças da Matriz e da Boa Viagem do município de Santo Antônio da Patrulha-RS. Em cada oficina exploramos as obras e vida de dois pintores, objetivando a contribuição que cada artista proporcionou a humanidade.Na primeira oficina enfatizamos a releitura a partir das réplicas das obras de Claude Monet e Salvador Dali, na segunda oficina Salvador Dali e Van Gogh, na terceira oficina Van Gogh e Pablo Picasso e na quarta oficina Pablo Picasso e Leonardo Da Vinci.Alguns materiais são expostos para a apreciação do público: livros e pôsteres a fim de atrair a atenção das pessoas para que descubram fatos importantes sobre eles: título e motivo da obra e ano em que foi pintada.Após a apreciação desses conhecimentos, o público foi convidado a fazer uma releitura da obra escolhida e livre para inferir onde julgar necessário, respeitando sua cultura, seus limites e habilidades.É importante ressaltar que todo mundo tem criatividade e essa se manifesta de várias formas desde um simples ato no dia-a-dia até uma obra de arte.
Quanto a releitura, podemos dizer que ela é um conteúdo que parte de uma ação, a observação de uma obra onde podemos modificá-la com algo novo. Essa releitura, ou leitura de imagens como também é conhecida, envolve inúmeras técnicas nas artes visuais, com o propósito de criar outra obra com aproximação na obra original.
No decorrer das oficinas a presença de crianças e adultos que encontraram um espaço livre de conceitos pré-estabelecidos. Entretanto, verificamos que o objetivo não foi totalmente alcançado pelo público, pois algumas pessoas ainda priorizam a reprodução das imagens, em vez de criar, de expor seu potencial criativo. Enfim, o fazer artístico é uma aventura onde o cognitivo e a sensibilidade se entrelaçam.

21 junho, 2006

Curso de Gestão Escolar e Tecnologias












Apresentação de pôsteres pelos gestores cursistas das escolas:
E.E.Ensino Médio João Alfredo - Riozinho
E.E.E. Fundamental José Quartiero - Torres
Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias - Torres
E.E.E. Médio José de Quadros - Arroio do Sal
E.E.E. Médio Marçal Ramos - Caraá
E.E.E. Fundamental Visconde do Rio Branco - Santo Antônio da Patrulha
SMED - Santo Antônio da Patrulha
"O Curso Gestão Escolar e Tecnologias tem como meta desenvolver um trabalho de formação de gestores de escolas públicas da rede estadual, para a utilização das TIC no cotidiano da escola e da gestão escolar.
Visa também apoiar e promover condições para que os professores possam incorporar as TIC à prática pedagógica, favorecendo a aprendizagem significativa dos alunos. O eixo da formação é a articulação entre a prática do gestor, as teorias educacionais e o uso das TIC no cotidiano da escola, incluindo a gestão escolar.
Evidencia-se um processo de formação na ação, voltado para a realidade da escola e demais instâncias envolvidas no projeto, as especificidades da atuação do gestor e a parceria com os professores especialistas em gestão escolar e em tecnologia educacional dos Estados." (Curso Gestão Escolar e Tecnologias - PUCSP)
Realização NTE-RLN, em parceria com 11ª CRE-SE-PUCSP.
Professoras formadoras
Anilda Machado de Souza
Aline de Oliveira da Conceição
Evanir Osório da Silveira

31 maio, 2006

Oficina de brinquedo




Acadêmicas do curso de Pedagogia - FACOS
Catiuscia Souza Severo
Daniela Pereira Rosa
Giovana Barbosa Milanezi
Grasiela Costa Santos
PRÁTICA DE ENSINO E DE PESQUISA PEDAGÓGICAS II:ESTÁGIO .SUPERVISIONADO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Professora Anilda Machado de Souza

Este projeto tem como finalidade resgatar o encanto dos brinquedos artesanais, observar a criatividade das crianças, a relação entre criar e brincar, e o prazer de produzir seu próprio brinquedo. Através de materiais de sucata, conscientizar a importância de reciclar matéria prima, que normalmente vão para o lixo, tendo a possibilidade de tranformá-las em brinquedos...
O projeto Oficina de Brinquedo desenvolvido junto a Pastoral da Criança, situada no bairro Caravaggio, rua Mário Capelane dos Santos, Osório, RS.
Três módulos foram utilizados para confeccionar brinquedos e o último foi realizado uma exposição com a participação dos pais.