26 outubro, 2005

Estágio em Espaço não Escolar


Literatura Infantil: o gosto e o prazer de ler
Acadêmicas do curso de Pedagogia - FACOS
Cristiane Negreiros de Araújo
Maricel Machado Barbosa
Sinara Araújo de Oliveira
A literatura infantil e o desenvolvimento do ato de ler são nosso foco principal na realização neste projeto da disciplina de Prática de Ensino e de Pesquisa Pedagógica II: Estágio Supervisionado em Espaço Não Escolar, realizado no Supermercado Unisuper Lang, localizado no Bairro do Porto, no município de Palmares do Sul.
Sabemos que os brasileiros pouco lêem durante suas vidas, e quando se fala em comunidade carente este índice pode ser ainda menor. Por isso, acreditamos que as crianças desde muito pequenas, precisam ter contato com os livros para nunca mais deixar de gostar. A literatura só poderá ser apreciada e incorporada à vida dos brasileiros se os livros na idade escolar ultrapassarem as características de leitura "didática" e se tornarem agradáveis, sugestivos e prazerosos. Nosso objetivo, neste projeto, é despertar o gosto e o prazer de ler, utilizando à literatura infantil juntamente com atividades cooperativas, plásticas, dramatizações e de leitura em geral. Pretendemos observar crianças de zero a doze anos de idade, suas reações diante a este desafio, quais tipos de leitura que mais se identificam, sua atenção perante os contos, seus comentários e o seu desenvolvimento nesses momentos.
Acreditamos que crianças leitoras serão adultos leitores, pois ler com prazer é viajar, é criar, é construir, é unir, é aprender. Ler é viver.




Um comentário:

Anônimo disse...

este trabalho é muito interessante, pois estimula a criança o gosto pela leitura, as meninas estão de parabéns.